Jorge Roriz – Jornalismo de Excelência

Vice-Presidente dos EUA reconhece a legitimidade do governo Temer

Vice President Joe Biden gestures while speaking about U.S. policy towards the Western Hemisphere, Wednesday, Sept. 7, 2016, during the opening session of the 20th Annual CAF Conference in Washington, . (AP Photo/Cliff Owen)

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta quarta-feira, 7, que a transição de poder no Brasil seguiu a Constituição e os procedimento legais estabelecidos e disse que seu governo vai trabalhar de perto com a administração do presidente Michel Temer. “O Brasil é e continuará a ser um dos parceiros mais próximos dos Estados Unidos na região, porque, entre democracias, as parcerias não são baseadas nas relações entre dois líderes, mas são baseadas no duradouro relacionamento entre os dois povos”.

Biden deu a declaração em discurso sobre as relações dos EUA com a região durante reunião anual do Banco de Desenvolvimento da América Latina, em Washington:  “Não sou ingênuo em relação às complexidades dos desafios, que vão permanecer. No momento em que nos encontramos aqui hoje, estamos vendo grandes mudanças políticas acontecendo na região”, afirmou.

“No Brasil, o povo, seguindo sua Constituição para navegar um momento econômico e político difícil, seguindo os procedimentos estabelecidos para tratar da transição de poder, fez exatamente isso”, disse em seu discurso.

“A corrupção piora os direitos humanos, aumenta a delinquência e todos esses problemas afetam a todos nós.”