Ministério da Saúde diz que não tem obrigação de fornecer equipamentos

Empresas particulares, fizeram doações de milhões de reais em dinheiro e equipamentos para ajudar no combate a Covid 19. Até por questão humanitárias. COMO O MINISTÉRIO DA SAÚDE DO GOVERNO DIZ NÃO TER OBRIGAÇÃO DE AJUDAR OS ESTADOS E MUNICÍPIOS A SALVAR VIDAS?

TEM OBRIGAÇÃO SIM. E DE FORMA LEGAL. É OBRIGAÇÃO DO GOVERNO ZELAR PELA SAÚDE E VIDA DOS BRASILEIROS. ESTAMOS EM ESTADO DE EMERGÊNCIA. ESTAMOS EM ESTADO DE GUERRA. E O RECURSOS PÚBLICOS É DO POVO BRASILEIRO QUE PAGA SEUS IMPOSTOS. E NUM MOMENTO COMO ESSE, O GOVERNO TEM SIM, A OBRIGAÇÃO DE AJUDAR A SALVAR VIDAS OU SERÁ RESPONSABILIZADO CRIMINALMENTE POR OMISSÃO E GENOCÍDIO.

 

“Após descumprir promessas de entregas de testes de diagnóstico, leitos de UTI, respiradores e equipamentos para proteção individual, o Ministério da Saúde mudou a orientação sobre compras contra a covid-19, transferindo a responsabilidade para estados e municípios em pleno avanço da pandemia. A guinada de discurso foi registrada em ata de reunião do Centro de Operações de Emergência (COE) do ministério de 17 de junho, já sob a gestão interina do general Eduardo Pazuello.

O documento sugere “deixar claro” que o ministério “não tem a responsabilidade de fornecer respiradores e equipamentos para proteção individual (EPIs)”. “Isso ocorreu devido a atual conjuntura da emergência de a falta de atendimento no mercado, porém hoje já estamos com um panorama mais estabilizado possibilitando aos estados usarem suas verbas destinadas a esta emergência para aquisição”, registra a ata.”

Fonte: Revista EXAME

JORGE RORIZ